ePrivacy and GPDR Cookie Consent management by TermsFeed Privacy Policy and Consent Generator

Blog

Saiba como a previsão de demanda ajuda sua empresa a crescer

21 de outubro de 2021

Os detalhes são cruciais para tomar decisões assertivas em uma empresa. Principalmente porque no momento das dúvidas, são os dados obtidos por meio de relatórios que fazem toda a diferença. Por isso, é importante contar também com processos como a previsão de demanda, uma estratégia primordial para traçar o planejamento estratégico completo para qualquer tipo de negócio, independente da área de atuação. Não sabe que se trata? Então continue lendo e descubra como esse tipo de estratégia é essencial para se preparar e encarar qualquer tipo de demanda futura. Acompanhe nos próximos tópicos.  

O que é previsão de demanda?

Fazer mudanças em uma empresa nem sempre é fácil, não é mesmo? Nesse momento sempre surgem problemas que podem comprometer a estratégia pensada. Porém, fazer mudanças muitas vezes é necessário. Conforme introduzimos, a Previsão de Demanda é excelente para empresas obterem informações valiosas sobre mercados, inclusive os externos. Ela é excelente para prever, por exemplo, como as ações futuras poderão impactar a produção de uma empresa. Essa previsão também é costumeiramente chamada Estimativa de Demanda e seu principal objetivo é entender quais exigências são necessárias para que os gestores tomem as melhores decisões sobre possibilidades de expansão, preços e mercados em potencial. Muitas grandes organizações utilizam essa projeção de demanda para verificar se é viável ou não entrar em um mercado novo. Afinal, na hora de fazer mudanças, muitas dúvidas podem surgir… Será que vale a pena entrar nesse mercado? Quais mudanças serão necessárias? Vou utilizar novas matérias-primas? Para responder esses e outros questionamentos, caso seja identificada a necessidade de mudanças no futuro, a empresa terá um plano de ação objetivo para planejar o início das mudanças das operações. Isso, consequentemente, não só diminui riscos, como aumenta a lucratividade. Outro benefício dessa Previsão de Demanda é ter um controle de estoque eficiente, principalmente porque sem projeções uma empresa tende a ter processos não definidos, que resultam em excessos e desperdícios. Algumas das outras vantagens de realizar essa antecipação é:
  • Planejar estratégias de marketing;
  • Formular detalhes de preços;
  • Traçar previsões ligadas à finanças;
  • Realizar orçamentos para diversas necessidades;
  • Identificar a necessidade de mão-de-obra adicional;
  • Planejar propagandas;
  • Ajustar e coletar dados;
  • Planejar orçamentos para executar demandas ligadas à produção;
  • Evitar excessos desnecessários.
  Esses são apenas alguns dos vários benefícios envolvidos em contar com o prognóstico de demanda.  

Qual é a importância da Previsão de Demanda?

Ninguém quer inovar com riscos, certo? Principalmente porque esse momento de tomar uma decisão no gerenciamento de negócios é crucial para o sucesso ou fracasso, independente do cenário. Além disso, com essa previsão bem definida, também fica bastante assertivo fazer investimentos e traçar novas decisões comerciais alinhadas com a nova proposta de negócio. Entenda, abaixo, quais são os principais pontos de importância envolvidos na Previsão de Demanda:  
  • Alcançar objetivos:
Qualquer unidade de negócios é definida por meio de objetivos traçados. Dessa maneira, uma empresa faz uma análise das suas demandas atuais, identificando cada necessidade para, assim, conseguir alcançar todas as metas traçadas. Imagine a seguinte situação: uma empresa tem como meta a venda de 100.000 unidades de suas bolsas. A partir disso, com essa meta traçada, também há uma perspectiva de quando ela será alcançada. Porém, se as demandas por esses produtos forem baixas, consequentemente a empresa também precisará fazer ajustes para que objetivo final seja alcançado.  
  • Tomar decisões gerenciais mais assertivas
Na hora de tomar decisões críticas, como decidir quais serão os canais de venda de uma empresa, garantir mão-de-obra para execução de atividades e definir matérias primas, é preciso ter muito embasamento e resultados que comprovem o motivo da decisão tomada.  
  • Avaliar desempenhos
É bem evidente que previsões ajudam a fazer as melhores correções possíveis. Sendo assim, seja qual for os problemas identificados, com a previsão de demanda é bem mais possível fazer ações com objetivo de melhorar a qualidade dos produtos ou serviços ofertados.  
  • Ajudar empresas a buscarem expansão
É bem perceptível que muitas empresas precisam mudar suas operações quando o volume de compras passa do previsto. Nesse momento, para não transformar oportunidades de crescimento em prejuízos, é necessário fazer um planejamento completo para além de diminuir as chances de maus investimentos, aumentar as possibilidades de alcançar novos mercados.  
  • Fazer uma preparação de orçamento completa
Essa preparação tem um papel crucial para elaborar orçamentos estimando custos e receitas atuais. Dessa forma, imagine o seguinte cenário: Uma empresa prevê que a demanda do seu produto que custa R$ 50, seria 10.000 unidades. Sendo assim, é esperado que a receita total seja 50 x 100.000 = R$ 5.000.000. Dessa forma, há uma maior previsão de orçamento, para que nada saia fora do esperado.  
  • Estabilizar empregos
Como há bastante controle das atividades de produção, as de recrutamento também são bem definidas. Por isso, produzir sempre de acordo com as demandas surgidas, ajuda a evitar maiores desperdícios, tanto de recursos quanto de tempo. Nesse sentido, ainda há o surgimento de novas oportunidades. Afinal, quando uma empresa faz um plano de expansão, consequentemente ela precisará de novos colaboradores para suprir as demandas sem que não haja nenhuma interrupção no fluxo de crescimento. Dessa forma, há uma estabilização de empregos de certa forma.  

Passo a passo para realizar Previsão de Demanda

Para você entender melhor qual é o processo envolvido na hora de realizar a Previsão de Demanda, imagine o seguinte passo a passo na produção de uma empresa que produz e comercializa bolsas:  
  • Defina o objetivo: Assim como toda empresa deve criar metas e objetivos para alcançar o sucesso esperado, o mesmo ocorre com a Estimativa de Demanda. Por isso, ter objetivos bem definidos é essencial para analisar o direcionamento do negócio. Esses objetivos podem ser traçados tanto a curto, quanto a médio e longo prazo e devem seguir as demandas do mercado. Um exemplo de objetivo para empresas que vendem bolsas é: identificar mais facilmente quais são as tendências do mercado nos meses anteriores.
 
  • Definir tempo de execução: após definir o objetivo, saiba em quanto tempo ele será alcançado.
 
  • Defina os modelos de previsão: Nesse passo é ideal escolher qual metodologia será ideal para atingir os objetivos desenhados.
 
  • Coletar dados: aqui é importante coletar todos os dados essenciais. Por exemplo: selecionar pessoas interessadas no produto para responder questionários sobre objetivos de compra.
 
  • Interpretar dados: com as informações coletadas, é hora de fazer uma análise completa e colher insights para nortear os próximos passos da implantação de estratégias de forma mais assertiva e otimizada possível.
 

Conclusão

Neste artigo você aprendeu mais sobre o que é a Previsão de demanda, qual é a sua importância e como ela pode ser executada. Esperamos que o que você aprendeu até aqui tenha te ajudado a entender o porquê é tão importante se planejar de buscar expansão. Afinal, de nada adianta querer crescer no mercado, se a empresa não está preparada para isso. Caso você queira continuar aprendendo mais conteúdos sobre o mundo das finanças e outras estratégias empresariais, continue acessando o nosso blog ou fale com um dos nossos consultores. Aqui na PS Júnior estruturamos e organizamos as finanças da sua empresa para que ela cresça de maneira sustentável. Até a próxima leitura!

PS Junior[email protected]

ANTERIOR TODOS SEGUINTE

Diagnóstico Gratuito
do seu Negócio

Há mais de 29 anos no mercado, especializada em projetos de consultoria em gestão, a PS Júnior entrega projetos de qualidade que potencializam os resultados do cliente através de soluções únicas.

Nossos Clientes

Durante os nossos mais de 29 anos de experiência em projetos, muita gente já acreditou no nosso trabalho.

  • Cadô
  • Carrier
  • Da Terra Filmes
  • Gerdau
  • Grupo RBS
  • Ipiranga
  • Me Salva
  • Midea
  • O Kido Ki
  • OP Services