ePrivacy and GPDR Cookie Consent management by TermsFeed Privacy Policy and Consent Generator

Blog

Por que fazer pesquisa de mercado em momentos de crise?

15 de outubro de 2021

Empreender no Brasil é um verdadeiro desafio. Principalmente porque vários fatores externos podem influenciar o desempenho de uma empresa. Entre as principais dificuldades, listadas pela empresa Endeavor, estão a gestão financeira e de pessoas, burocracia, marketing e vendas. Em meio a isso, muitas situações podem tornar as decisões de uma gestão ainda mais complicada, como caixa apertado, receita curta, metas não atingidas, etc. Dessa forma, é sempre importante ficar de olho no mercado e rever todos os planejamentos estratégicos para que eles reflitam a realidade. Além disso, um item indispensável para quem busca crescimento no mercado é a pesquisa de mercado. Não sabe do que se trata e deseja conhecer mais sobre o assunto? Então acompanhe os próximos tópicos.  

O que é uma pesquisa de mercado?

Independente do tamanho da empresa, para alcançar o sucesso desejado, é preciso conhecer bem o mercado de atuação. Afinal, é a partir disso que se identificam as tendências, ação de concorrentes, desempenho de vendas, etc. Justamente por isso, a pesquisa de mercado é essencial! Pois é a partir dela que é possível entender várias questões, como pontos fortes e fracos de um negócio, de forma prática e rápida. Ou seja, a intenção da pesquisa de mercado é facilitar e organizar todas as informações pertinentes para um negócio. Além disso, com essa pesquisa é possível colher vários insights importantes que ajudam na tomada de decisões de uma empresa. Ou seja, tudo de forma prática e com o maior grau de seriedade possível. Para realizar uma pesquisa de mercado, podem-se seguir vários caminhos, que variam de acordo com a empresa. Dessa forma, os dados podem ser obtidos de forma quantitativa ou qualitativa, por meio de questionários simples ou complexos… Tudo vai variar de acordo com a finalidade da pesquisa.  

Motivos para realizar uma pesquisa de mercado

O dia a dia de um negócio sempre exige tomadas de decisões. Justamente por isso é sempre preciso estar atento aos detalhes para que nada saia fora do esperado. E para que essa gestão seja de fato eficiente, vale a pena contar com a pesquisa de mercado. Por isso, separamos alguns motivos para você realizá-la.

Entender a concorrência

Você, como empreendedor, com certeza já passou pelo momento de estudar a concorrência para criar um diferencial competitivo para sua marca, não é mesmo? Porém, o erro é que muitas vezes essa análise é feita de forma superficial sem entrar em detalhes. Já com a pesquisa de mercado é possível entender a concorrência de forma ampla, identificando questões relacionadas à preço, qualidade dos produtos ou serviços, campanhas de marketing, etc. Com essas informações fica bem mais assertivo planejar os próximos passos e se preparar para criar as melhores estratégias.  

Conhecer bem o seu cliente

De nada adianta ter um produto ou um serviço incrível se você não sabe para quem comunicá-lo, certo? Por isso, com a pesquisa de mercado é possível colher dados importantes da buyer persona da sua marca, como preferências, hobbies, hábitos e muito mais. Com ela bem definida, você saberá a forma correta de lançar novidades, traçar novas estratégias e muito mais. Ou seja, você terá uma relação ideal com o seu cliente.  

Descobrir erros

É muito comum no dia a dia de uma empresa surgirem vários erros que comprometem o crescimento do negócio e toda a dinâmica de trabalho. Justamente para resolver esse problema que a pesquisa de mercado consegue identificar todos os erros e traçar as melhores formas para corrigi-los. Com isso, é primordial também realizar pesquisas internas para garantir que o negócio funcione na prática, com planejamentos e foco na melhoria de processos também internos.  

Fazer testes

Na hora de lançar novos produtos ou serviços, muitas dúvidas podem surgir, por isso, toda pesquisa é necessária. Nesse sentido, uma pesquisa de mercado faz toda a diferença para testar tudo o que for necessário antes de fazer os lançamentos previstos. Para isso, os testes devem ser feitos com pessoas para que a aceitação seja mais facilmente garantida por clientes reais. Assim, uma ferramenta excelente para criar esses testes são os questionários. Com eles é possível avaliar itens de diferentes formatos e ainda obter novos insights para melhorar ainda mais a performance do lançamento. Lembre-se: nada deve ser lançado ao mercado sem passar por testes. Afinal, uma ideia que parece ser fantástica pode facilmente ser inutilizável.  

Descobrir novas possibilidades de vendas

O erro de muitos empreendedores é desistir da ideia logo após encontrar dificuldade para torná-la rentável. Com a pesquisa de mercado esse problema pode ser facilmente resolvido! Com pesquisas aprofundadas é possível identificar a raiz de um problema grande e encontrar as melhores alternativas para resolvê-los. Viu como a pesquisa de mercado pode ser eficiente para sua empresa? Agora entenda como desenvolvê-la na prática. Confira no próximo tópico.  

Como desenvolver uma pesquisa de mercado?

Primeiramente é importante ressaltar que não existe apenas uma forma de desenvolver uma pesquisa de mercado. Tudo vai depender da realidade e complexidade de análise do projeto estudado. Porém, independente do tamanho da pesquisa, alguns passos são indispensáveis. Confira cada um deles abaixo:  
  • Defina o objetivo da pesquisa
Para iniciar qualquer pesquisa é muito importante saber qual o objetivo principal dela. Ou seja, qual necessidade precisa ser sanada, para quem e de que forma isso será feito. Uma forma bastante assertiva de chegar a esse objetivo com exatidão é identificar todos os desafios presentes na organização no momento.  
  • Defina o público-alvo
É fundamental entender qual será o público que vai responder sua pesquisa: concorrentes, clientes, fornecedores… Muitas são as opções. Por isso, nesta etapa, você deve traçar uma estratégia de comunicação alinhada com os interesses do seu público-alvo. Para definir bem esse público, existem várias formas: rendas familiares, profissão, escolaridade e muitos outros dados. Outras informações interessantes para obter são os ligados a comportamentos, como hábitos frequentes de saúde e lazer, por exemplo, hobbies mais praticados, etc. Na hora de levantar as informações, quanto mais dados, mais informações você terá para conhecer o seu público, por isso, não economize nas perguntas.  
  • Defina o tamanho da amostra da pesquisa
Definir o tamanho da amostra é primordial para entender a quantidade necessária de pessoas que devem respondê-la. Dessa forma, também é mais assertivo saber qual meio será usado para colher as informações.  
  • Crie questionários
Todos os objetivos devem ser traçados com o propósito de colher as informações mais claras e diretas possíveis. Por isso, na hora de criá-los, pense na forma mais otimizada para fazer isso.  
  • Analise todos os resultados
De nada adianta fazer uma pesquisa completa se os resultados não são analisados. Afinal, são eles que fazem a diferença para o negócio atingir todos os objetivos. Sendo assim, faça uma análise completa e não se esqueça de estar atento aos insights.  

Conclusão

Neste artigo você aprendeu mais sobre a análise de mercado, os motivos para realizá-la e como fazê-la. Sendo assim, chegou o momento de colocar tudo o que você aprendeu em prática. Uma empresa que conta com uma análise de mercado completa com certeza está mais preparada para as mudanças comuns que acontecem nos mercados. Sem esse preparo, com certeza o risco de falência é alto e os prejuízos maiores ainda. Por isso, não queira correr esse risco. Sucesso!

PS Junior[email protected]

ANTERIOR TODOS SEGUINTE

Diagnóstico Gratuito
do seu Negócio

Há mais de 29 anos no mercado, especializada em projetos de consultoria em gestão, a PS Júnior entrega projetos de qualidade que potencializam os resultados do cliente através de soluções únicas.

Nossos Clientes

Durante os nossos mais de 29 anos de experiência em projetos, muita gente já acreditou no nosso trabalho.

  • Cadô
  • Carrier
  • Da Terra Filmes
  • Gerdau
  • Grupo RBS
  • Ipiranga
  • Me Salva
  • Midea
  • O Kido Ki
  • OP Services