ePrivacy and GPDR Cookie Consent management by TermsFeed Privacy Policy and Consent Generator

Blog

O real significado de estruturação financeira e porque ela é importante para os pequenos negócios

09 de setembro de 2021

Você já parou para pensar no quanto o controle financeiro é significado para gerar melhores resultados para uma empresa? Não é à toa que muitas pessoas consideram a área financeira como o coração de um negócio. Afinal, se ela vai bem, várias oportunidades podem surgir, mas caso ela vá mal muitos problemas podem comprometer o crescimento do negócio. Além disso, uma estrutura financeira completa e bem desenvolvida beneficia também outros setores como administrativo, marketing, etc. Quer saber mais sobre esse assunto e descobrir como o financeiro é fundamental para o desenvolvimento de diferentes negócios? Então continue lendo!  

Por que realizar a estruturação financeira?

Muito além de apenas documentar todos os recursos de um negócio, a estruturação financeira é essencial para auxiliar a tomada de decisões assertivas de uma empresa que possui objetivos traçados tanto a curto, quanto médio e longo prazo. Diante disso, é fundamental que todos os colaboradores envolvidos na área contábil estejam familiarizados com os recursos disponíveis para se fazer uma boa estruturação financeira. Afinal, entre outras vantagens, ela permite:
  • Desenvolver investimentos alinhados com as estratégias reais de um negócio;
  • Fazer análises completas de informações;
  • Utilizar de forma correta os recursos disponíveis;
  • Acompanhar todos os indicadores financeiros possíveis.
Como dito, esses são apenas alguns dos diversos motivos pelos quais a estruturação financeira não deve nunca ser negligenciada por empresas que buscam crescimento no mercado. Principalmente porque uma estratégia para dar certo precisa de objetivos traçados com foco em dados reais e não apenas em estimativas que podem variar devido a diversos fatores diferentes. Para isso, é importante estar atento a todas as mudanças possíveis, uma vez que algumas informações podem estar camufladas em dados confusos, que não só geram uma expectativa errada, como atrapalham uma avaliação correta.  

Como saber se sua empresa precisa de estruturação financeira: conheça os motivos

Podemos tranquilamente dizer que todas empresas precisam de uma estruturação financeira para melhorar os resultados. Porém, alguns indicadores são importantes para ativar certos gatilhos de urgência. Caso seu negócio esteja enfrentando alguns dos problemas abaixo, com certeza esse é o momento de colocar a estruturação em dia.  

Confusão entre finanças pessoais e empresariais

Esse, infelizmente, é um erro bastante comum que acontece em muitas empresas, principalmente as de pequeno porte. Por geralmente possuírem apenas um gestor, acaba que as finanças pessoais se confundem com as da empresa e o resultado, claro, é prejuízo. Principalmente porque quando não há essa separação não é possível ter uma clareza de todos os custos fixos e variáveis que uma empresa pode ter, além de não ter também dados claros sobre outros indicadores econômicos. Por isso, mesmo que você ainda esteja no início do seu negócio, não cometa esse erro. Comece investindo um valor separado e não apenas o que sobrou das suas contas pessoais. Isso fará total diferença para a saúde financeira do seu projeto.  

Dar valor apenas aos custos maiores

Pode até não parecer, mas os custos menores podem levar muita empresa à falência, principalmente porque quando os pequenos valores são acumulados eles podem comprometer o orçamento de outras pendências. Por isso, atenção total aos custos menores e variáveis para que eles não se tornem uma dor de cabeça maior.  

Não entender valores da produção

De nada adianta você ter um negócio se não sabe quanto custa produzir o seu produto ou as horas dedicadas para oferecer seu serviço. É preciso saber os custos de tudo para, assim, cobrar um valor justo e que traga lucro para a empresa. Lembre-se: um bom gestor, principalmente de empresas pequenas, precisa ter uma noção de alguns pontos importantes como estoque, custo de equipamentos, etc.  

Não contar com recursos tecnológicos

Você já teve a experiência de passar por um péssimo atendimento em uma empresa porque simplesmente eles levaram horas para resolver sua situação que poderia ser facilmente concluída em alguns minutos? Isso constantemente acontece com empresas que não utilizam os recursos tecnológicos ao seu favor. Imagina fazer todas as contas de uma área financeira apenas no papel. Parece impossível, né? Mas, por incrível que pareça, ainda acontece bastante. Por isso, utilize indicadores e dashboards ao seu favor!  

Não prever sazonalidades

É comum. Sempre haverá certos períodos em que uma empresa venderá mais e outros em que ela venderá quase nada. Por exemplo, uma loja de biquínis com certeza vende bem mais no verão do que no inverno, não é mesmo? Dessa forma, é importante estruturar o fluxo de caixa pensando nessas possibilidades para que não haja um impacto maior nas finanças do negócio. Isso é facilmente resolvível com uma estruturação financeira bem feita. Viu como é importante estar atento aos sinais? Caso sua empresa esteja passando por alguma ou algumas dessas problemáticas, é importante rever as prioridades e começar a se organizar financeiramente a partir de agora para evitar consequências maiores.  

Fatores para realizar uma eficaz estruturação financeira

Existem alguns pontos importantes que devem ser observados na hora de implementar uma estruturação financeira em um negócio, confira quatro deles abaixo:  
  • Registro
Não negligencie nenhuma informação. Tudo é importante para encontrar dados e insights importantes na hora de fazer todo o registro financeiro de um negócio. Dessa forma, tudo deve ser acompanhado: transações de entradas e saídas, erros já cometidos, custos recorrentes, etc.  
  • Plano de contas
Na hora de interpretar os números muitas dúvidas podem surgir. E é exatamente para resolver cada uma delas que existe o plano de contas. Com ele é possível interpretar todos os dados fazendo a relação com as movimentações financeiras. Ou seja, nada passa despercebido e bastante coisa pode ser esclarecida. Com esse plano de contas também é possível ter uma referência completa de previsão de crescimento do negócio, direcionamento de decisões, etc.  
  • Processos
Este é um fator bem importante na hora de analisar todos os fechamentos e verificar o que deu certo ou não. Aqui é o momento de verificar cada detalhe, desde os registros das transações financeiras feitas até a conciliação bancária e análise de todos os orçamentos.  
  • Ferramentas
Nesta última etapa lembre-se que toda a movimentação analisada deve ser registrada nos planos de conta internos. Esse registro varia bastante de empresa para empresa e pode ser feito desde softwares mais simples, como Excel, até outros mais complexos. Aqui o importante é que tudo seja documentado de forma que fique claro para todos que posteriormente vão precisar analisar os dados gerados. Com tudo documentado, é importante que os responsáveis pelo setor financeiro também disponibilizem os dados para seus responsáveis a fim de que toda troca de informações seja feita da maneira mais clara possível, sem ruídos e com uma relação bastante estratégica e benéfica para o crescimento do negócio.  

Conclusão

Neste artigo você aprendeu mais sobre a estruturação financeira, sua importância para os negócios, principalmente os de pequeno porte, os principais fatores para ela ser desenvolvida da melhor forma e os principais indícios de que a sua empresa precisa de uma. Sendo assim, fica claro que empresas que buscam destaque no mercado não podem jamais deixar a estruturação financeira como um complemento de suas atividades. Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado de alguma forma. E, caso queira continuar aprendendo mais dicas sobre o ramo empresarial, continue acessando o nosso blog. Até a próxima leitura!

PS Junior[email protected]

ANTERIOR TODOS SEGUINTE

Diagnóstico Gratuito
do seu Negócio

Há mais de 29 anos no mercado, especializada em projetos de consultoria em gestão, a PS Júnior entrega projetos de qualidade que potencializam os resultados do cliente através de soluções únicas.

Nossos Clientes

Durante os nossos mais de 29 anos de experiência em projetos, muita gente já acreditou no nosso trabalho.

  • Cadô
  • Carrier
  • Da Terra Filmes
  • Gerdau
  • Grupo RBS
  • Ipiranga
  • Me Salva
  • Midea
  • O Kido Ki
  • OP Services